sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Madeira 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Santa Maria Manuela: the white ship


Um filme muito interessante do National Firm Board of Canada Documentary sobre a epopeia do bacalhau com o Santa Maria Manuela na zona dos Grandes Bancos a sueste da Terra Nova e no Estreito de Davis (65°0′N, 58°0′0) situado entre a costa ocidental da Groenlândia e a Ilha de Baffin, do Canadá.




domingo, 19 de abril de 2009

Navegar Navegar

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Regata Solitários ANC 2009



Apesar de não participar em regatas cruzei-me com os participantes da regata de solitários organizada pela ANC em homenagem ao Francisco Lobato.

Aqui ficam dois registos dos momentos em que me cruzei com o mini do Francisco Lobato. No primeiro caso ainda antes da largada e na segunda fotografia quando o LOOKING FOR... já vinha de regresso para Belém, à popa, depois de ter rondado a bóia em Oeiras.

sábado, 4 de abril de 2009

O ARGUS de regresso

Era em Abril que tradicionalmente os bacalhoeiros eram abençoados antes de largarem para a faina.

É também num mês de Abril que o lugre ARGUS, de 1929, regressa a Portugal, com destino ao porto de Aveiro, onde deve dar entrada no próximo dia 5 de Abril.

Trata-se de uma iniciativa da empresa PASCOAL (http://polynesia2.blogspot.com/) que se disponibilizou para suportar financeiramente a operação.



Nas fotografias em baixo é possível encontrar imagens antigas do ARGUS fundeado no Tejo.






O ARGUS fazia parte da frota de bacalhoeiros da Parceria Geral de Pescarias, juntamente com o CREOULA e o SANTA MARIA MANUELA.

O SANTA MARIA MANUELA encontra-se já em recuperação em Aveiro (http://santamariamanuela.blogspot.com/).



O ARGUS era ligeiramente distinto do CREOULA com uma boca maior, um leme compensado e escotilhas maiores.

Nestas fotografias vê-se o CREOULA em construção em Lisboa e no dia do seu lançamento à água.




quarta-feira, 11 de março de 2009

Ficheiros GRIB




Tenho recorrido ultimamente ao UGRIB para fazer o "download" de ficheiros GRIB com a previsão meteorológica. Recorre-se a um interface informático disponível no site http://www.grib.us/, que se instala no posto de trabalho a título gracioso. Os resultados são muito convincentes e começo a ficar confiante neste sistema. Só posso lamentar que ainda não esteja disponível a aplicação para o ambiente Mac, mas está prometido para breve nos FAQ do site.

Anteriormente utilizava o site da marinha americana, na área de acesso ao público https://www.fnmoc.navy.mil/public/. Neste site encontram-se diversas cartas de previsão de tempo em áreas regionais e globais produzidas segundo modelos do "Fleet Numerial Meteorology and Oceanography Center" (FNMOC).



Tenho ainda utilizado de forma menos regular o site http://www.passageweather.com/. Não tenho ainda uma opinião formada, mas pelas primeiras impressões parece-me merecer também alguma atenção pela facilidade de utilização e variedade da informação disponível. Entre outras informações está disponível carta com previsão de ventos em áreas geográficas pré-pré-definidas para uma série temporal com animação, agitação marítima com indicação de altura e orientação da vaga, carta de evolução da pressão atmosférica, visibilidade e precipitação.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Regresso ao seu meio

Depois de uma temporada a "seco" este fim-de-semana viveu-se o regresso do WISE VISION ao seu meio, tendo oportunidade de sulcar as águas do Estuário do Tejo.



Ao longe seguimos com curiosidade a regata do Troféu Ernesto Mendonça, onde se destacava o a silhueta e performance do BIGAMIST da classe TP-52 .





domingo, 25 de janeiro de 2009

Subida no pórtico

Self-feathering propeller


Max-Prop 3 blade classic


Seguem-se obras de manutenção



Este fim-de-semana o Wise Vision "subiu".

Deverá ficar a seco uns tempos para ser objecto de pequenos trabalhos de manutenção.
Nada de mais, as intervenções sazonais correntes, como é o caso do anti-vegetativo, zincos, pequenos trabalhos na teca, a revisão da fixação da balsa, travão metálico para o ferro DELTA, etc.

Anuncia-se apenas um "upgrade" mais oneroso com a instalação de uma hélice max-prop, com que pretendo aumentar a eficiência de andamento à vela.