quarta-feira, 10 de março de 2010

Objectivo Madeira I

Largámos. Na manhã de 8 de Agosto saímos barra fora na peugada dos nossos companheiros de viagem. Tínhamos acordado com o Tranquilidade que sairíamos com proa ao Algarve, onde iríamos recolher a restante tripulação das nossas embarcações em Lagos. No TRANQUILIDADE seguia o Miguel Bénis e esposa, mais o Miguel Vidal, enquanto no WISE VISION parti na companhia do meu pai e da minha filha Joana.

Por proposta do Miguel Bénis fizemos o trajecto em duas mãos, com paragem breve em Sines, onde iríamos jantar e repousar por breves horas antes de nos aproximarmos de Lagos na tarde de domingo.

Saímos de Lisboa com um aviso de vento no intervalo entre os 20 e 25 nós, do quadrante norte, mar com ondulação de 2-3 metros. O percurso até Sines foi feito à popa, com genoa aquartelada para garantir uma borboleta estável e tranquila, que permitiu ao WISE VISION percorrer o trajecto sem sobressalto e em bom ritmo.


Chegámos pela tarde, a Sines a tempo de um bom banho retemperador e de um jantar tranquilo. Recolhemo-nos todos no TRANQUILIDADE, onde o casal anfitrião nos brindou com um jantar requintado, regado por bom vinho trazido pela mão do Migue Vidal. Nada mal para começo de férias...

Largámos de madrugada para o Algarve, com pouco vento e com a perspectiva de seguirmos com vento de porão. Assim se fez, e assim chegámos a S. Vicente.

Já do lado Sul da Costa Algarvia entrou um vento Norte, que animou o quanto baste para nos motivarmos a uma pequena velejada até Lagos. É uma fatalidade histórica sempre que temos dois veleiros na proximidade à uma pequena competição à espreita. Foram momentos de luxo, como acontece quando se conjuga vento quanto baste, clima ameno, boa companhia náutica. Chegámos a Lagos à vela, com uma luz fantástica a celebrar as cores da Falésia Algarvia.

São estes momentos que me reconciliam com o Algarve...

Sem comentários: